O Bayer Leverkusen está próximo de conquistar um feito histórico de 59 anos sem derrotas, enquanto busca o título da Liga Europa. Após vencer a Roma por 2 a 0 no confronto de ida, a equipe alemã comandada pelo técnico espanhol Xabi Alonso tem a chance de se juntar ao Borussia Dortmund, que se classificou para a final da Liga dos Campeões.
Seguindo os passos do Dortmund
As campanhas impressionantes do Borussia Dortmund e do Bayern de Munique na Liga dos Campeões destacam a temporada excepcional do Leverkusen. Na terça-feira, o Dortmund garantiu vaga na terceira final da principal competição europeia de sua história. Na quarta-feira, o Bayern esteve perto de eliminar o Real Madrid, liderando até os 87 minutos no Santiago Bernabéu.
“É muito positivo para a Bundesliga. Devo dar os parabéns ao Dortmund, dar os parabéns ao Edin [Terzic, treinador do Dortmund],” declarou Xabi Alonso. “Este alto nível na Bundesliga significa que o que alcançamos não é fácil.”
Recorde de 59 anos em jogo
Além de almejar a final da Liga Europa em Dublin, no dia 22 de maio, o Leverkusen disputa um recorde histórico de 59 anos. Se não perder para a Roma na quinta-feira, ampliará a invencibilidade para 49 jogos, a melhor marca do futebol europeu. O Benfica de Eusébio conseguiu uma série de 48 jogos consecutivos sem perder entre 1963 e 1965, recorde que se mantém desde então.
O novo campeão da Bundesliga já superou a sequência da Juventus de 43 jogos invicta entre 2011 e 2012, a melhor entre os cinco principais campeonatos europeus.
Motivação extra e rotações importantes
Após igualar a invencibilidade do Benfica no domingo com uma vitória por 5 a 1 sobre o Eintracht, em Frankfurt, o goleiro e capitão Lukas Hradecky confessou: “Está perto, vou poder contar à minha neta e ao meu neto”. O meia ofensivo Florian Wirtz e o zagueiro espanhol Alex Grimaldo, poupados no domingo, devem retornar contra a Roma.
Na Liga Conferência, o Olympiakos do técnico espanhol José Luis Mendilibar está a um passo da final após vencer o Aston Villa de Unai Emery por 4 a 2 na ida. O vencedor enfrentará a Fiorentina, que eliminou o Club Brugge nesta quarta-feira.