O Rio Grande do Sul enfrenta uma grave tragédia ambiental causada por fortes chuvas que impactaram praticamente todas as cidades do estado. Bruno Uvini, ex-jogador do Grêmio, compartilhou sua preocupação com a situação, já que sua família ainda se encontra em Porto Alegre.
Em entrevista coletiva, Uvini expressou solidariedade ao povo gaúcho e àqueles que, mesmo não sendo naturais do estado, estão sofrendo com a situação. “Pela internet é trágico, mas quando você tem alguém lá dentro e vive tudo isso, você consegue ter uma dimensão um pouco mais real e é muito triste”, disse.
Impacto nos clubes
As enchentes afetaram severamente as estruturas dos principais clubes gaúchos. Os centros de treinamento do Internacional e do Grêmio estão submersos, e os jogadores atuam como voluntários para ajudar as vítimas. “Eles estão realmente muito abalados com tudo porque estão participando diretamente na linha de voluntários mesmo para ajudar”, relata Uvini.
Paralisação do Campeonato Brasileiro
Diante da situação crítica, Uvini se posiciona a favor da paralisação do Campeonato Brasileiro. “Não vejo uma forma rápida desse pessoal se prontificar. Jogar uma partida que demanda tanto do psicológico, então acho que não seria leal com eles também todo mundo continuando e esse pessoal não tendo onde treinar, ajudando a salvar vidas que é uma coisa muito extrema.”
Uvini enfatiza a importância de demonstrar solidariedade humana neste momento tão sério e questiona a continuidade das partidas enquanto os jogadores estão envolvidos no resgate de vítimas.
- Para ajudar os moradores das cidades gaúchas, é possível fazer doações através do Pix do governo do Rio Grande do Sul (CNPJ 92.958.800/0001-38).
- A Prefeitura de Salvador também liderará uma campanha para arrecadação de donativos.
- O Governo do Estado disponibilizou profissionais para ajudar no resgate das vítimas.