Everton Ribeiro, a principal contratação do Bahia para a temporada 2024, assumiu a camisa 10 e a braçadeira de capitão da equipe comandada por Rogério Ceni. Além de gols e assistências, o meia-armador se destaca em fundamentos defensivos desde que estreou com a camisa tricolor.
Aos 35 anos, Ribeiro já registra quatro gols e quatro assistências na atual campanha. No Brasileirão, apesar de ainda não ter balançado as redes, lidera duas estatísticas consideradas defensivas no elenco: mais desarmes (8) e segundo em interceptações (4), atrás apenas de Luciano Juba (5), em cinco jogos disputados.
Liderança em desarmes e interceptações
- Desarmes no Brasileirão: 1- Everton Ribeiro: 8 | 2- Jean Luca: 7 | 3- Luciano Juba: 6
- Interceptações no Brasileirão: 1- Luciano Juba: 5 | 2- Everton Ribeiro: 4 | 3- Thaciano: 3
No início da temporada, Ribeiro explicou sua função como “terceiro homem de meio-campo”, chegando ao ataque e fazendo a transição da defesa para o ataque. “Me sinto preparado”, afirmou o meia.
Além de desarmes e interceptações, Ribeiro também lidera em faltas cometidas, reforçando seu papel defensivo ao impedir a progressão dos adversários.
Faltas cometidas no Brasileirão
- 1- Everton Ribeiro, Gabriel Xavier e Thaciano: 7
- 2- Santiago Arias e Everaldo: 5
- 3- Jean Lucas e Victor Cuesta: 4
Seja como armador ou destruidor de jogadas, a presença de Everton Ribeiro é essencial para o Bahia, que ocupa atualmente a segunda posição na tabela do Brasileirão, com 10 pontos. Neste domingo, às 18h30, o Tricolor recebe o Red Bull Bragantino na Arena Fonte Nova, pela 6ª rodada.