A natação brasileira acaba de ter mais um representante garantido nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Guilherme Caribé, o talentoso baiano de 21 anos, conquistou o título do Troféu Brasil nos 100 metros livre, cravando o tempo de 48s16. A competição foi realizada na Comissão de Desportos da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.
O atleta já havia alcançado o índice olímpico nos 100 metros livre nos Jogos Pan-Americanos do Chile, em 2023, com 48s06, que era seu melhor tempo até então. Caribé precisava apenas manter a marca até a final do Troféu Brasil para garantir sua vaga em Paris.
Desempenho impressionante nas eliminatórias
Nas eliminatórias, Guilherme Caribé surpreendeu ao registrar seu melhor tempo pessoal de 47s95, embora essa marca não conte para o índice olímpico. Após a prova, o nadador comentou: “Queria ter nadado melhor à tarde. Senti-me bem de manhã, mas o importante é estar classificado para Paris. Tenho certeza que, lá, nadarei mais rápido”.
O segundo lugar nos 100 metros livre ficou com Marcelo Chierighini, com o tempo de 48s41, enquanto Gabriel Santos completou o pódio com 48s83.
A Seletiva de Natação no Rio de Janeiro segue nesta sexta-feira e sábado, definindo mais vagas para a delegação brasileira em Paris 2024.