A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende assumiu interinamente o cargo de governadora da Bahia na manhã de sábado, 11 de março. A magistrada ocupará a função por 10 dias, durante a viagem institucional do governador Jerônimo Rodrigues (PT) à Europa.
Cynthia Pina é a atual presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Ao assumir o comando do estado, ela expressou surpresa, responsabilidade e honra. “Como mulher, eu acho que é um estímulo, para que todas possam enxergar que podem chegar a um lugar de destaque na sociedade,” afirmou.
Linha sucessória
A desembargadora ocupa o cargo por ser a próxima na linha sucessória. O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) não pôde assumir devido à sua pré-candidatura à prefeitura de Salvador. Já o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes, declinou pela candidatura da esposa, Denise Menezes, à prefeitura de Campo Formoso.
Precedentes
Esta não é a primeira vez que uma mulher assume interinamente o governo baiano. Em 2008, a desembargadora Silvia Zarif ocupou o cargo durante uma viagem do então governador Jaques Wagner (PT) aos Estados Unidos.
Trajetória profissional
- Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador.
- Aprovada em concurso público para juíza do TJBA em 1984.
- Atuou em comarcas como Brejões, Cícero Dantas e Ipirá.
- Integrou o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por dois biênios.
- Promovida a desembargadora em 2010 pelo critério de merecimento.
- Presidiu comissões e coordenou grupos de trabalho no TJBA.
- É a 4ª mulher a assumir a presidência do TJBA.