Em meio à situação de calamidade pública enfrentada no Rio Grande do Sul, os clubes gaúchos da Série A do Brasileirão se uniram para solicitar medidas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Grêmio, Internacional e Juventude assinaram uma carta conjunta na última sexta-feira (10), oficializando o pedido de paralisação do torneio nacional por três rodadas.
Os presidentes Alberto Guerra (Grêmio), Alessandro Barcellos (Inter) e Fábio Pizzamiglio (Juventude) argumentam que a crise no estado afeta o princípio do equilíbrio esportivo. Além do adiamento das partidas, os dirigentes solicitam que a CBF estude uma solução de “auxílio estrutural/financeiro” para minimizar os impactos e prejuízos sofridos pelos clubes.
O comunicado enfatiza a urgência da situação e os clubes se colocam à disposição para esclarecimentos adicionais. Com essa ação conjunta, as equipes gaúchas buscam preservar a integridade da competição e obter o apoio necessário diante do cenário desafiador enfrentado no Rio Grande do Sul.