A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Resende Pina, pode receber a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A proposta de homenagem partiu do deputado estadual Vitor Bonfim (PV), que justifica o reconhecimento pelo “trabalho e conjunto de sua obra profissional e humanitária”.
Bonfim ressalta a importância da ocupação de mulheres em cargos de poder, descrevendo a eleição de Resende como “um marco significativo na promoção da igualdade de oportunidades e uma inspiração para futuras gerações”.
Outras homenagens à governadora interina
Além da comenda da Alba, a desembargadora pode receber a Medalha Thomé de Souza, maior honraria da Câmara Municipal de Salvador (CMS), por proposta do vereador Randerson Leal (Podemos). Resende já foi agraciada com o título de Cidadã Baiana, concedido pelo deputado Roberto Carlos (PV), e a Medalha de Mérito Eleitoral com Palma do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) em 2010.
Assumindo o terceiro poder
Natural de Aracaju, a desembargadora Cynthia Resende tomou posse como governadora interina no último sábado (11), devido à missão internacional do governador Jerônimo Rodrigues (PT) na Europa. Ela se torna a terceira mulher a ocupar interinamente o cargo, após as renúncias do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e do presidente da Alba, Adolfo Menezes (PSD).