A Assembleia Legislativa da Bahia realizou uma sessão especial nesta segunda-feira, 13, para comemorar os 13 anos de criação da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM). O evento contou com a participação de lideranças femininas, parlamentares e movimentos sociais, sendo proposto pela deputada Fátima Nunes, líder do Partido dos Trabalhadores na ALBA.
A SPM foi criada em 4 de maio de 2011, durante o governo de Jaques Wagner (PT), através da Lei 12.212. Sua missão é elaborar, propor, articular e executar políticas para todas as mulheres, com prioridade para aquelas em situação de pobreza e/ou vulnerabilidade social em todo o Estado da Bahia.
Combate ao machismo e promoção da equidade
Desde sua fundação, a secretaria tem atuado no combate ao feminicídio, à violência, ao machismo e à misoginia, bem como na promoção da autonomia feminina e da equidade de gênero. “Será um dia de festa, com toda certeza, mas também um ato necessário para continuarmos na luta pela reparação dos anos de opressão e silenciamento das mulheres”, declarou Fátima Nunes.
Ao longo de 13 anos, a SPM tem desempenhado um trabalho essencial na defesa dos direitos das mulheres baianas, demonstrando seu potencial na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.