A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) está prestes a votar um projeto de lei que regulamenta o pagamento de um “abono extraordinário” aos professores da Bahia. O presidente da Alba, Adolfo Menezes, afirmou que a votação deve ocorrer nesta terça-feira, 14.
O abono será financiado com recursos oriundos dos precatórios judiciais do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). A aprovação depende de um acordo entre as bancadas do governo e da oposição, lideradas pelos deputados estaduais Rosemberg Pinto (PT) e Alan Sanches (União Brasil), respectivamente.
Adolfo Menezes expressou confiança de que não haverá problemas para colocar a pauta em votação e aprová-la, uma vez que se trata de um assunto de interesse de milhares de funcionários públicos. “Acredito que não haverá problema e a gente deve estar votando amanhã, terça-feira. É a expectativa.”
Acordos entre bancadas
O presidente da Alba elogiou a capacidade dos deputados em separar diferenças ideológicas e costurar acordos importantes para a aprovação de projetos que beneficiam a população baiana. “Mesmo com as obstruções, mesmo com os discursos fortes durante as discussões, mas sempre todos eles têm sido favoráveis e acabam aprovando os projetos.”
Recentemente, a Casa aprovou o abono obrigatório dos precatórios e a criação de novas vagas para peritos na Polícia Civil, graças a acordos entre as bancadas.