A Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) da Bahia comemorou 13 anos de atuação na promoção de políticas públicas voltadas para as mulheres. Em evento na Assembleia Legislativa do Estado, a secretária Elisângela Araújo destacou os avanços alcançados, apesar do curto período de existência da pasta.
Elisângela ressaltou a visibilidade conquistada para ações em diversas áreas, como inclusão socioprodutiva, autonomia econômica, prevenção e combate à violência, e empoderamento político. “A gente conseguiu visibilizar o conjunto das políticas que são possíveis de serem encaminhadas através do governo cumprir o seu papel nessas políticas públicas para as mulheres em todos os segmentos”, afirmou.
A secretária também destacou a importância das parcerias firmadas com instituições da sociedade para o desenvolvimento e execução de programas, campanhas e ações voltadas às mulheres. “A gente tem hoje uma grande rede de parcerias com instituições dos diversos segmentos da sociedade, que têm sido muito importante para o desenvolvimento, para a execução das diversas políticas e programas”, acrescentou.
Parceria com a Assembleia Legislativa
Elisângela Araújo enalteceu a aliança entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo como fundamental para o avanço das políticas públicas voltadas para as mulheres. “É importantíssima essa parceria com a nossa bancada e com toda a Assembleia Legislativa, na defesa das políticas. Isso tem sido importantíssimo para a gente”, declarou.
A deputada Fátima Nunes, idealizadora da sessão especial na Assembleia, exaltou o compromisso dos governos petistas em investir nessa área. “Demonstra o compromisso dos nossos governos com a pauta da luta social das mulheres, dos diversos setores”, disse.
Superando o patriarcado
Fátima Nunes também destacou a superação da cultura do patriarcado, onde as mulheres ficavam restritas aos afazeres domésticos. “Ao longo dos anos, a gente vem superando essa cultura do patriarcado, onde apenas mulheres ficavam cuidando dos afazeres domésticos. Mas a gente sabe que lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive na política”, complementou a parlamentar.
A ex-titular da SPM e atual secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, celebrou o fato de a Bahia estar sendo governada interinamente por uma mulher, a desembargadora Cynthia Resende. “Marca aqui um rito, uma simbologia para as mulheres da Bahia e do Brasil. O que a gente deseja sempre é cada vez mais mulheres em espaço de poder”, comemorou.