A Prefeitura de Salvador está planejando implementar faixas exclusivas para motocicletas, conhecidas como motofaixas, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela) e na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). De acordo com o prefeito Bruno Reis (União Brasil), o objetivo é reduzir o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, que representam a maioria das mortes em ocorrências desse tipo na cidade.
A iniciativa é inspirada nas ciclofaixas implantadas em São Paulo, que têm alcançado sucesso na diminuição de acidentes com vítimas. Bruno Reis destacou que, embora ainda não regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro, a medida será testada inicialmente nas avenidas Bonocô e Paralela, com planos de expansão caso se mostre eficaz.
Novo plano cicloviário
O prefeito também mencionou que um novo Plano Cicloviário para a cidade foi concluído e será apresentado nos próximos dias. Esse plano prevê alterações nas vias de Salvador, com a implementação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, com o objetivo de estimular a mobilidade ativa na cidade.
“Hoje, o maior número de vítimas no trânsito são de motoqueiros e pessoas que estão transitando em motos. E aí a prefeitura já estuda, em algumas vias que comportam, a gente colocar as motofaixas,” explicou Bruno Reis, acrescentando que os projetos já estão elaborados e serão apresentados junto com o novo Plano Cicloviário.