O governador Jerônimo Rodrigues (PT) da Bahia recebeu uma mensagem de gratidão do prefeito de Bento Gonçalves (RS), Diogo Siqueira (PSDB), reconhecendo a coragem e dedicação de 23 bombeiros militares baianos que prestaram assistência às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Desde o dia 2 de maio, a equipe de bombeiros da Bahia atuou na região, resgatando 213 pessoas em áreas de risco, além de 20 animais e sete corpos. Eles também trabalharam na remoção de fios rompidos no Rio Caí, em Caxias do Sul.
Elogios e agradecimentos
Em sua mensagem, o prefeito Diogo Siqueira elogiou a bravura dos bombeiros baianos, destacando que eles “foram extremamente corajosos, entraram no meio de desmoronamentos, salvaram muita gente e foram parceiros leais”. Ele enfatizou as condições adversas em que trabalharam, como o frio intenso, a água e o barro, mas mesmo assim, “não arredaram o pé”.
Além da mensagem pessoal, a Prefeitura de Bento Gonçalves enviou um ofício formal de agradecimento ao governador, mencionando nominalmente cada bombeiro envolvido na missão. “Expressamos nosso agradecimento por tudo o que fizeram, inclusive, pela prontidão em responder, imediatamente, o pedido de ajuda da nossa comunidade,” consta no documento.
Reforço da equipe
Até o fim desta semana, outros 25 bombeiros militares da Bahia devem embarcar para reforçar a equipe que atualmente atua no Rio Grande do Sul. Após a conclusão da missão, o efetivo que está no estado gaúcho retornará à Bahia.