Em missão internacional na Europa, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou de uma rodada de encontros no evento World Hydrogen 2024 com empresas especializadas em equipamentos e consultoria para a indústria do hidrogênio verde. O chefe do Executivo baiano esteve em Roterdã, na Holanda, ao lado de colegas integrantes do Consórcio Nordeste.
Na oportunidade, Jerônimo conversou com representantes de companhias que já desenvolvem projetos ligados à produção de hidrogênio verde. “Essa é uma feira muito importante e estratégica. Diversas empresas já investem na Bahia. Então é o momento de aproximar e de atrair novos investimentos”, destacou o governador.
Demanda em alta para hidrogênio verde
Na conversa com os empresários europeus, os governadores foram sinalizados sobre a alta demanda por hidrogênio verde projetada para os próximos anos, em todo o mundo. A transição energética deve acontecer com força também no ambiente industrial.
Além de Jerônimo, a missão contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra, além de Rafael Fonteles (PI), Elmano Freitas (CE), Fábio Mitidieri (SE) e o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão. A parceria é com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Potência energética do Nordeste
Os compromissos do grupo nordestino foram encerrados com um painel que discutiu os horizontes do hidrogênio verde, desde o cenário atual até projeções futuras de produção dessa fonte de energia no Brasil.
Rafael Fonteles, do Piauí, expôs o potencial de geração de energia dos estados nordestinos. A região tem projetos em desenvolvimento com capacidade de 82 gigawatts de eletrólise, suficiente para produzir 12 milhões de toneladas de hidrogênio por ano. “Com apenas 10% destes projetos concretizados, a região já se colocaria numa posição de liderança global”, disse o governador.
Instituições como a Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV), a Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2) e o BNDES tiveram representantes entre os convidados do painel. A comitiva baiana contou ainda com o diretor-presidente da Bahia Investe, Paulo Guimarães; o chefe de gabinete da Sema, André Ferraro; o presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos; e o diretor-geral do Senai Cimatec, Leone Andrade.