Uma mulher não identificada foi presa pela Polícia Civil na tarde de segunda-feira (13), após aplicar golpes relacionados a empréstimos financeiros contra idosos e aposentados em Feira de Santana. De acordo com o delegado André Ribeiro, titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), a suspeita operava através de uma empresa de fachada e já acumula prejuízos superiores a R$ 200 mil.
Conforme explicou o delegado, o golpe ocorria através de empréstimos financeiros. “Ela tinha uma empresa de fachada no centro da cidade e utilizava dessa empresa para angariar idosos com a proposta de intermediar financiamentos bancários. Através desses financiamentos ela recebia o dinheiro financiado e para a vítima ficava apenas o encargo, o desconto na aposentadoria do idoso”, detalhou.
Mais de 12 vítimas registraram o golpe
Segundo Ribeiro, mais de doze vítimas registraram o golpe contra a mulher na DRFR. Ela também acumula processos pelo mesmo delito em outros estados, como Rio Grande do Norte e Pernambuco. “Aqui na Furtos e Roubos existem cerca de 12 a 15 ocorrências registradas, inquéritos policiais. O prejuízo, montante causado por essa senhora, já passa dos R$200 mil”, afirmou.
Cumprimento do mandado de prisão
Após as denúncias e investigações, a DRFR conseguiu chegar à autora, que agia sozinha, e representou pela prisão preventiva na própria segunda-feira (13). A mulher foi encaminhada ao Complexo Policial de Delegacias do Sobradinho, onde segue custodiada e à disposição da Justiça.
Alerta sobre golpes financeiros
Ribeiro alertou a população sobre a prevenção de crimes relacionados a empréstimos financeiros, garantindo a procedência dos profissionais e empresas ligadas a este serviço. “Procurem sempre se certificar com antecedência da pessoa e das empresas para evitar que caiam nesse tipo de golpe”, orientou.
Ele também destacou o aumento de crimes digitais e reforçou a importância de verificar informações ou compras diretas na internet. Em caso de ser vítima de golpe, o delegado recomendou registrar um boletim de ocorrência para viabilizar as investigações.