Em Salvador, a Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados realizará um debate sobre a regulamentação dos motoristas por aplicativos. O evento, marcado para o dia 20 de maio no Centro de Cultura da Câmara Municipal, contará com a presença do presidente da comissão, Lucas Ramos (PSB/PE), além de representantes da categoria.
A discussão sobre a regulamentação do trabalho de motoristas por aplicativo voltou aos holofotes em março, após o governo federal apresentar um projeto de lei buscando inserir “garantias trabalhistas” na relação entre os profissionais e as empresas que gerenciam apps de transporte.
Diálogo com a categoria
Como segundo vice-presidente da Comissão do Trabalho, o deputado Leo Prates (PDT) convidou os membros do grupo para entender as demandas dos motoristas por aplicativo de Salvador. Estima-se que a capital baiana tenha mais de 25 mil profissionais cadastrados nessa categoria.
“Após a apresentação do projeto de lei pelo governo, a proposta recebeu muitas críticas da categoria. Entendo que a melhor forma de criar uma legislação equilibrada é escutando a opinião de quem será afetado diretamente, no caso, os motoristas,” afirmou Prates. “Fico feliz com a determinação do presidente, Lucas, em vir à nossa cidade dialogar com a categoria, para que possamos, enquanto comissão, apresentar o parecer mais equilibrado possível, antes da votação.”