O cantor Luciano Maia, conhecido como Babu do Pagodart, está vivendo uma jornada transformadora após perder 71 quilos em um tratamento especializado para obesidade severa. Aos 50 anos, o artista baiano chegou a pesar 300 quilos e enfrentava dificuldades para realizar atividades básicas, como andar e respirar.
“Vejo um filme na minha frente, deixei muita coisa para trás. Quando sair daqui quero voltar a trabalhar, ir aos shows. Já estou colhendo alguns frutos dessa nova vida, como voltar a dirigir, por exemplo”, relatou Babu em entrevista ao g1.
Internado desde outubro de 2022 no Hospital da Obesidade, em Camaçari, região metropolitana de Salvador, o músico passou por um rigoroso tratamento multidisciplinar envolvendo alimentação equilibrada, exercícios físicos e acompanhamento de profissionais como médicos, nutricionistas e fisioterapeutas.
Sonho de retornar aos palcos
Dono do famoso bordão “Pagodaaaart”, Babu emplacou hits como “Se Você Quer Tome” e “Simirnofay” nos anos 2000 com a banda Pagodart. Entretanto, os problemas provocados pelo excesso de peso fizeram com que ele diminuísse sua frequência nos shows.
“Pretendo voltar para a vida que deixei para trás”, afirmou o cantor, que tem recebido apoio de amigos, como o pagodeiro Léo Santana, que iniciou sua carreira no Pagodart.
Desafio de perder mais de 100 quilos
Inicialmente, Babu acreditava que precisaria perder cerca de 50 quilos para realizar uma cirurgia bariátrica. No entanto, a equipe médica sugeriu uma alternativa: perder mais de 100 quilos apenas com mudanças no estilo de vida.
Ele aceitou o desafio e tem perdido, em média, 8,8 quilos por mês. Atualmente, o artista está com 193 quilos e recuperou a autonomia em atividades diárias, como tomar banho sozinho, calçar os sapatos e dirigir.
Não há previsão para que Babu deixe o hospital, mas seu objetivo é chegar aos 90 quilos, um peso que lhe permitirá retornar aos palcos com mais energia e disposição.