Em um gesto de solidariedade ao estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta uma tragédia ambiental sem precedentes, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a suspensão das rodadas 7 e 8 do Campeonato Brasileiro da Série A. As partidas estavam originalmente programadas para os próximos dois fins de semana.
Decisão atende ao pedido dos clubes
A paralisação dos jogos já afetava Grêmio, Internacional e Juventude até o dia 27 de maio. Com a nova suspensão, o retorno do Brasileirão está previsto para o dia 1º de junho, na 9ª rodada. A CBF respondeu ao pedido de 15 dos 20 clubes participantes da Série A pela suspensão da competição.
Apenas Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras e São Paulo não foram a favor da paralisação. A entidade afirmou que a decisão foi baseada também no pedido da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados.
Apoio às vítimas e ações futuras
Em nota, a CBF se solidarizou com cada vítima do “evento catastrófico” e ressaltou que está “empreendendo todos os esforços, no âmbito nacional e internacional, para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise através de ações e iniciativas”.
A entidade informou também que a reunião do Conselho Técnico Extraordinária da Série A está mantida para o dia 27 de maio. Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições, registro e transferência de atletas, questões jurídicas relacionadas aos acessos às competições internacionais e questões de direitos de transmissão e patrocínios.