Amanda Schott, niteroiense de 28 anos, garantiu sua vaga olímpica no levantamento de peso pela federação internacional (IWF) nesta quarta-feira (15). A atleta, que compete na categoria até 71 quilos, será a segunda representante brasileira na modalidade em Paris 2024, juntando-se à carioca Laura Amaro (81 kg).
Entre os resultados que carimbaram o passaporte olímpico de Amanda está a classificação entre as 10 primeiras colocadas na Copa do Mundo, na Tailândia, no mês passado. A levantadora de peso conquistou o bronze no Mundial de 2021, quando ainda competia nos 87 kg.
Mudança de categoria
Com a redução do número de categorias para a Olimpíada de Paris, Amanda optou por competir nos 71 kg, na qual faturou o bronze nos Jogos Sul-Americanos de 2022. Em fevereiro deste ano, a niteroiense foi bronze no arranco durante o Pan-Americano em Caracas (Venezuela), mas se lesionou na prova do arremesso, perdendo a chance de participar da Copa do Mundo.
Com a confirmação de Amanda, a delegação brasileira nos Jogos de Paris 2024 totalizou 220 atletas, reforçando a presença do país nas competições de levantamento de peso, modalidade que até o momento conta apenas com atletas mulheres representando o Brasil.