A ministra da Cultura, Margareth Menezes, terá uma agenda movimentada em Salvador nesta quinta-feira, 16, e sexta-feira, 17. Seu compromisso é participar de eventos culturais importantes, como a Aula Inaugural do projeto “Pesquisa-Ação: Agentes Culturais Democráticos” e a abertura do Festival Nacional de Artesanato.
Aula Inaugural sobre Cultura e Democracia
Na quinta-feira, às 18h30, a ministra estará presente no Teatro Martim Gonçalves, na Escola de Teatro da UFBA, para a Aula Inaugural do projeto “Pesquisa-Ação: Agentes Culturais Democráticos”. O evento contará com a participação de autoridades como a secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins; o secretário de Formação, Livro e Leitura, Fabiano Piúba; a presidenta da Fundação Nacional das Artes, Maria Marighella; e o reitor da UFBA, Paulo Miguez. A aula, que terá como tema “Cultura e Democracia”, será transmitida online pelo canal do Ministério da Cultura no YouTube.
Reunião de trabalho e abertura do Festival de Artesanato
Na sexta-feira, às 9 horas, Margareth Menezes participará de uma reunião de trabalho com a equipe do projeto “Pesquisa-Ação: Agentes Culturais Democráticos”, a fim de apresentar o estágio atual e discutir o desenvolvimento da iniciativa. Mais tarde, às 17 horas, a ministra estará presente na solenidade de abertura do Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba), que ocorrerá de 17 a 19 de maio na Arena Fonte Nova, em Salvador.
O projeto “Pesquisa-Ação: Agentes Culturais Democráticos” está inserido nas práticas de fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e nas políticas de formação cultural do Ministério da Cultura. As atividades serão realizadas simultaneamente de forma presencial, para pesquisadores, auxiliares e convidados, e virtual, para 720 agentes culturais de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal envolvidos na pesquisa-ação em todo o país.