O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, descartou a possibilidade de estender o Campeonato Brasileiro da Série A além do dia 8 de dezembro, data prevista para o encerramento da competição nacional. A declaração foi feita após a suspensão da Série A devido à paralisação dos jogos por causa da Copa do Mundo.
Segundo Rodrigues, ultrapassar essa data-limite impactaria o já apertado calendário de 2025. Ele ressaltou: “Não pensamos em estourar. O objetivo é terminar o calendário em 2024. Se não, impacta ainda mais no calendário de 2025, que já está bastante cheio”.
Competições internacionais em 2025
No próximo ano, pelo menos três times brasileiros disputarão o Mundial de Clubes da FIFA nos Estados Unidos, entre junho e julho. O Fluminense, Flamengo e Palmeiras já estão garantidos no torneio. Esse número pode aumentar caso Grêmio, Botafogo, São Paulo ou Atlético-MG conquistem a Libertadores deste ano.
Decisão democrática
Ednaldo Rodrigues explicou que a decisão de paralisar o Brasileirão foi baseada na opinião dos clubes. A CBF consultou os 20 times da Série A, e 15 deles optaram pela paralisação, enquanto os cinco restantes não responderam.
“É a democracia. Temos que trabalhar ouvindo todos os clubes, todas as federações estaduais. Agora, neste contexto, a CBF vai fazer uma engenharia criteriosa para que possamos amenizar a sobrecarga de jogos para os clubes”, comentou Rodrigues.
O presidente da CBF admitiu que é “muito difícil” prever como o calendário será ajustado após a paralisação. No entanto, garantiu que a entidade fará “tudo o que for possível para não trazer nenhuma consequência maior para os clubes”, com o objetivo de que eles tenham “rendimento técnico para representar bem nosso país nas competições internacionais”.