Salvador presta homenagem ao Presidente do Benin, concedendo-lhe o título de Cidadão Soteropolitano. A Câmara Municipal da capital baiana encaminhou um pedido para outorgar o título de Cidadão de Salvador a Patrice Talon, Presidente do país africano Benin. A iniciativa partiu do presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB), nesta quarta-feira, 15.
O chefe do Executivo do Benin tem uma viagem agendada para Salvador este mês. Patrice chegará à capital baiana no próximo dia 25 e ficará até o dia 27. Durante sua estada, ele visitará a Casa do Benin, um museu administrado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), com o objetivo de preservar a relação histórica entre os dois países. Além disso, o presidente também visitará outros espaços culturais da cidade e receberá títulos e honrarias na Câmara Municipal de Salvador (CMS).
Fortalecendo laços históricos
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), recebeu a comitiva de representantes do Benin no início do mês para organizar a visita do presidente do país do Oeste africano à cidade. De acordo com Francisco Sacramento, representante do Benin, “O presidente Patrice Talon não poderia deixar de vir à Bahia. A intenção é, cada dia mais, estreitar as relações históricas. É essencial para o Benin que essa relação com o Brasil sempre passe pela Bahia.”
Sacramento ressaltou a importância de Salvador para o povo africano, especialmente para o povo Jeje, originário do Benin. “Salvador é a referência mais negra fora da África para o povo africano, principalmente para o povo Jeje, que é o povo beninense. Porque, assim como aqui ficou marcada a cultura Jeje, com uma influência fortíssima, lá também existe uma influência soteropolitana, levada pelos retornados, que são chamados de ‘agudás’. Eles levaram daqui os hábitos baianos para o Benin, então lá se tem como referência Salvador, e isso precisa ser resgatado,” explicou.
Título de Cidadão
A honraria de Cidadão de Salvador é concedida pela Câmara Municipal a pessoas não nascidas na capital baiana, mas que tenham prestado relevantes serviços ao município. A concessão desse título a Patrice Talon é vista como um gesto simbólico para fortalecer os laços históricos e culturais entre Salvador e o Benin.