Com uma média de 17 armas de fogo apreendidas por dia na Bahia em 2024, as Forças da Segurança registraram um aumento de 23,8% nas apreensões, em comparação com o ano anterior. Ações de inteligência e repressão foram intensificadas contra facções envolvidas com tráfico e homicídios.
Entre janeiro e maio deste ano, a Polícia apreendeu 2.169 armas, contra 1.752 localizadas em 2023. Em números absolutos, foram 417 armamentos a mais encontrados.
Variedade de armamentos apreendidos
Fuzis, carabinas, espingardas, submetralhadoras, pistolas e revólveres estão entre os armamentos encontrados pelas Forças Estaduais e Federal. Somente nos cinco primeiros meses do ano, o cerco fechado contra traficantes de drogas envolvidos com homicídios resultou na apreensão de 25 fuzis.
O último armamento foi encontrado na noite de terça-feira (14), na cidade de Itaetê, na Chapada Diamantina, durante um cumprimento de mandado realizado pelas Polícias Civil e Militar.
Cidades onde os fuzis foram localizados
Além de Itaetê, os fuzis foram também localizados nas cidades de Salvador, Juazeiro, Maragogipe, São Gabriel, Feira de Santana, Ilhéus, Lauro de Freitas, Vera Cruz, Itabuna e Sapeaçu na Bahia. Na cidade pernambucana de Vitória de Santo Antão, também foram apreendidos armamentos em ação da Polícia baiana.