A Globo, SBT, Record e o YouTube manifestaram interesse em transmitir os jogos dos times que integram a Liga Forte União (LFU) no Campeonato Brasileiro a partir de 2025. Caso o acordo seja firmado, o vínculo se estenderia até 2029, conforme informações do jornal Folha de São Paulo.
De acordo com a publicação, as emissoras de TV demonstraram interesse em transmitir o pacote aberto, que está sendo comercializado pelo grupo. A proposta prevê que o comprador tenha direito a transmitir 38 jogos por ano, um por rodada.
Horários e jogos preferidos
Fontes que tiveram acesso ao projeto afirmam que a proposta visa a partida que vai abrir a rodada da semana no Brasileirão. A LFU deseja que as emissoras transmitam os jogos das 19h30 das quartas-feiras e das 16h dos sábados. Com exceção da Globo, os outros três canais concordaram com os horários.
Espera-se que a definição de qual emissora vai transmitir essas partidas aconteça nos próximos dias.
Concorrência e outros pacotes
Além das transmissões para a TV aberta, a LFU tem outros dois pacotes para a transmissão das partidas em plataformas pagas. E as emissoras que já atuam no mercado brasileiro devem enfrentar concorrência de duas gigantes do mercado internacional para transmitir o Brasileirão, embora ainda não haja detalhes sobre essas empresas.
A Liga Forte União é composta por: Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Fortaleza, América-MG, Cuiabá, Criciúma e Juventude, na Série A; além de Goiás, Sport, Ceará, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA e Operário-PR em divisões inferiores.
Bahia e Vitória fazem parte da Libra, junto com Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Ituano, Atlético-MG, Grêmio, RB Bragantino, Santos, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta e Sampaio Corrêa. Estas equipes já assinaram contrato de exclusividade com a Globo para todas as mídias do Campeonato Brasileiro.
O Corinthians é a única equipe que segue sem uma definição sobre os direitos de transmissão de suas partidas do Brasileirão na TV a partir do ano que vem, ainda avaliando em qual grupo vai ficar.