Thiago Carpini mal assumiu o comando técnico do Vitória e já terá de cara um verdadeiro ‘teste de fogo’, no Estádio Manoel Barradas. Trata-se do jogo contra o Botafogo, pela volta da 3ª fase da Copa do Brasil. O Leão da Barra está em desvantagem no duelo, após perder no Nilton Santos por 1 a 0. Se o Vitória quiser avançar para as oitavas de final precisará vencer a equipe carioca por dois gols de diferença.
Contudo, o desafio de Carpini só aumenta
Pois o Rubro-negro atravessa uma fase delicada na temporada. O time ainda não venceu neste Brasileirão Série A: são cinco partidas, com quatro derrotas e 1 empate. Além disso, o Leão enfrenta um jejum que está incomodando quando se trata de jogos dentro do Estádio Manoel Barradas.
“No Juventude teve, sim, pressão pelo acesso. Em todos os lugares têm. Futebol é feito de pressão. Cada clube tem uma pressão de um tamanho. Eu vivo futebol nessa nova função há cinco anos, mas minha vida está no futebol. Estou acostumado com isso. A gente torce para que esses momentos não aconteçam, mas é difícil”, afirma Carpini em sua apresentação oficial no Vitória.
São três partidas sem saber o que é vencer no caldeirão Rubro-negro, com duas derrotas (Palmeiras – 1 a 0; e São Paulo – 3 a 1) e um empate em 2 a 2 no clássico Ba-Vi – quando o Vitória estava vencendo por 2 a 0.
“Nos momentos das críticas a gente tem que respeitar, assimilar erros. A cobrança acontece em todos os lugares. Eu assumi o Guarani em uma situação muito delicada em meu primeiro trabalho e consegui uma continuidade de carreira até chegar aqui. A gente sabe que vai ter dificuldade, mas com unidade a gente joga essas vaias mais para frente”, completa o novo comandante do Leão.
Novo técnico passou por momento parecido em 2024
Carpini já viveu uma situação parecida quando havia assumido o São Paulo, em janeiro deste ano, após Dorival Júnior ter ido para Seleção Brasileira. Na época ele já comandou o Tricolor Paulista logo na decisão da Supercopa do Brasil, contra o Palmeiras.
Em jogo disputado no Mineirão, o São Paulo bateu o Porco nos pênaltis em jogo único, faturando o título. Agora é se inspirar nesse grande momento para tirar o Vitória dessa situação incômoda e voltar ao caminho das vitórias na temporada 2024.