O programa Celular Seguro, lançado em dezembro do ano passado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, irá enviar alertas via WhatsApp aos compradores de celulares furtados ou roubados. Quando o aparelho for novamente habilitado para uso, a ferramenta notificará o novo usuário por meio do aplicativo de mensagens.
Experiência no Piauí
A iniciativa é baseada em uma medida semelhante adotada pelo governo do Piauí, que elevou o índice de recuperação de aparelhos roubados em 139% naquele estado. O sistema desenvolvido pela Polícia Civil piauiense armazena os dados dos telefones celulares registrados no estado. Quando uma nova linha é habilitada num determinado aparelho, as operadoras de telefonia informam em qual local e em qual celular essa nova conta foi criada.
Se houver um registro de furto ou roubo do smartphone em questão, o novo usuário é intimado pela polícia, via aplicativo de mensagens, a comparecer a uma delegacia policial para esclarecer a situação. Caso o comprador não apresente a nota fiscal de compra do aparelho, ele deve entregar o telefone às autoridades, que encaminharão o celular ao verdadeiro dono.
Implantação nacional
Um comitê gestor ficará responsável por fazer avaliações e melhorias no Celular Seguro, garantindo a implantação da nova ferramenta de alertas via WhatsApp em âmbito nacional. O Ministério da Justiça e Segurança Pública, porém, ainda não informou quando a ferramenta entrará em operação no país.