Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), estaria ocultando a implementação do VAR com impedimento automático no Brasil. A denúncia foi feita pelo jornalista Paulo Cezar Prado, do Blog do Paulinho.
De acordo com o relato, a proposta teria sido apresentada pelo presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, ainda em 2023, mas foi ignorada pelo dirigente baiano. A tecnologia utilizada na Copa do Mundo facilitaria o trabalho dos árbitros e reduziria os erros.
Na reportagem divulgada em seu blog, Paulinho também acusa Seneme de criticar abertamente o nível dos árbitros brasileiros.
Benefícios do sistema de impedimento automático
O VAR com impedimento automático consiste em um sistema de câmeras especiais que detectam a posição exata dos jogadores em campo. Dessa forma, as marcações de impedimento são feitas de maneira precisa e instantânea, eliminando a margem de erro humano.
Essa tecnologia foi utilizada com sucesso na Copa do Mundo de 2022 e é vista como um avanço significativo para o futebol, aumentando a transparência e a justiça nas decisões de impedimento.