Em um momento tenso durante uma brincadeira envolvendo mímica na Mansão, a participante Anahí Rodrighero, conhecida como Any, fez um comentário polêmico ao associar a atuação de Vinigram à obra “Planeta dos Macacos”. A fala gerou revolta no filho de Netinho de Paula, que denunciou racismo e solicitou atendimento psicológico à produção.
Diante da gravidade da situação, a apresentadora Rachel Sheherazade entrou ao vivo para conversar com os participantes e alertá-los sobre o ocorrido. Em um trecho enfático, ela enfatizou a importância de se prestar atenção nas palavras utilizadas, independentemente da intenção inicial.
“E é por isso que estou aqui, para dar esse alerta: não importa o que foi dito, e sim como foi recebido. Por isso, peço cuidado com as palavras. Às vezes, você pode não ter intenção, mas é importante levar em conta a forma que a pessoa recebeu”, ponderou a apresentadora.
Vinigram desabafa sobre o racismo enfrentado
Após a intervenção de Sheherazade, Vinigram desabafou com os outros participantes sobre a situação de discriminação racial vivenciada. Ele ressaltou a importância de abordar esse tema, que afeta tantas pessoas diariamente.
“Acho que é muito importante, porque isso é uma situação que acontece todos os dias lá fora, e existem muitas pessoas que passam por isso”, afirmou o participante, acrescentando que inicialmente não encarou o ocorrido como uma brincadeira.
Vinigram compartilhou os sentimentos de culpa e questionamentos internos que vivenciou naquele momento, reflexo dos danos psicológicos causados pelo racismo. “Naquele exato momento, pergunto para mim mesmo se estava parecendo um macaco. E fica muito óbvio na imagem que não pareço um. Eu apareço fazendo o sinal da arma, de quem está se escondendo, que é a brincadeira. Acabou deixando e me sentindo culpado por essa brincadeira ou pela fala”, desabafou.
Any pede desculpas a Vinigram
Posteriormente, Any conversou com Vinigram e pediu desculpas pelo ocorrido, reconhecendo o impacto negativo de suas palavras. “Me perdoe se o nome do filme que eu falei… Eu falei o nome do filme porque foi o filme que a gente estava ali, na dinâmica. Mas tipo assim, agora eu entendo, e eu quero te pedir perdão por isso”, disse a participante, acrescentando “Você fala que te magoou, e eu jamais queria te magoar. Se alguém falasse algo assim para mim, eu ficaria muito magoada. Então, me perdoa por isso”.