O II Fórum Bahia-China, organizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), foi inaugurado na manhã desta terça-feira, 21, comemorando cinco décadas de parceria entre o Brasil e a China. O evento é marcado por um novo acordo entre o estado da Bahia e a Universidade Shandong, além do lançamento de um livro sobre a diplomacia entre os dois países.
A cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Sra. Tian Min, destacou a importância da relação com a Bahia e as parcerias realizadas por empresas chinesas no estado, como a BYD, que estabeleceu uma fábrica em Camaçari. “Bahia é um estado muito importante no Brasil, e o estado tem estabelecido uma relação de germinação com a província de Shandong,” afirmou.
José Acácio Ferreira, diretor-geral da SEI, agradeceu a parceria do governo chinês e da Universidade de Shandong, que trabalhará com o governo da Bahia em projetos sobre logística, transporte, cidades inteligentes e economia de baixo carbono. “A Bahia é uma terra fértil para os senhores fazerem negócio. É uma terra que vai respeitar a cultura alheia e vocês terão aqui o suporte da gestão pública para que os negócios empreendidos sejam exitosos,” prometeu Ferreira.
Novo Ciclo de Desenvolvimento
Edgard Porto, diretor da SEI responsável por pesquisas sociais, falou sobre a importância da relação entre a Bahia e a China, apontando-a como uma possibilidade de um novo ciclo de desenvolvimento no estado. “Esses novos estudos vão acrescentar novos temas, novos projetos, novas ideias e vão atrair novos investimentos,” disse Porto, mencionando o potencial de integração da Bahia com outras regiões do Brasil e do mundo através de melhorias na logística de transporte.
Lideranças importantes do governo da Bahia, como os secretários estaduais Maurício Bacelar (Turismo) e Bruno Monteiro (Cultura), o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, também estiveram presentes no evento.
Carballal destacou a China como um parceiro estratégico devido ao seu potencial comercial e expansão econômica, o que pode atrair investimentos para a Bahia, como a instalação da BYD no estado. Bacelar enfatizou a importância do fórum para o turismo de negócios na Bahia, movimentando os equipamentos turísticos e promovendo os diversos segmentos turísticos do estado.