O icônico bloco afro Ilê Aiyê comemora seu 50º aniversário com uma extensa turnê pelos palcos europeus e africanos. A primeira parada é aos pés da Mãe África, com duas apresentações marcadas para os dias 24 e 28 de junho no renomado Gnaoua World Music Festival, em Essaouira, Marrocos.
Antônio Carlos Vovô, presidente da entidade, expressa sua empolgação: “O público de fora é muito receptivo, porque a música é universal. É gratificante ver as pessoas cantando junto com a gente em espaços lotados, nos reconhecendo na rua e nos cumprimentando. É sempre uma experiência muito gratificante, ainda mais nessa turnê, em que o Ilê é o grande aniversariante do ano”.
Após a passagem pela África, o Ilê embarca para Portugal, outro país com laços históricos com o Brasil. O espetáculo de música e beleza do bloco acontecerá em 30 de junho no Festival Pé na Terra, na Vila da Fuseta, em Faro. Em seguida, no dia 4 de julho, os irlandeses experimentarão o gingado ao som do samba afro da Band’Aiyê no emblemático clube Button Factory, em Dublin.
A turnê segue para Amsterdã, na Holanda, em 5 de julho, no Psicotrópicos Festival, evento que destaca a potência da música brasileira na Europa. No dia 6 de julho, a apresentação do bloco afro ocorrerá no famoso Pan Piper, em Paris, na França. No dia seguinte, 7 de julho, Berlim, na Alemanha, receberá o espetáculo cênico-musical do Ilê Aiyê no House of World Cultures.
Ainda na Alemanha, no dia 12 de julho, o icônico bloco será a atração principal do maior festival de samba fora do Brasil, o Festival Internacional de Samba em Coburgo, que atrai cerca de 200 mil visitantes anualmente. Nesta edição, o festival dedicará o Prêmio Humano ao presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos Vovô.
A próxima parada fará os tambores do Ilê ressoarem pelos castelos da Escócia, onde a Band’Aiyê se apresentará no Festival de Carnaval de Edimburgo em 14 de julho. De volta a Portugal, em 20 de julho, o bloco se apresentará no Mimo Festival, na cidade de Amarante. No dia 25 de julho, será em Lisboa que o Ilê Aiyê contagiará a todos com sua vibração musical única no Clube Oriental de Lisboa.
O famoso centro de arte Barbican Centre, em Londres, será o palco onde o Ilê Aiyê mostrará seu show de música, dança e luta social ao público britânico em 26 de julho. E no dia seguinte, 27 de julho, já na Espanha, o bloco de cinquenta anos será a atração dos concertos de música brasileira do Nits de Brasil em Barcelona.
A última parada será na Itália, na cidade portuária de Bari, no sul do país. É lá que acontecerá o Festambiente Festival, um dos festivais italianos mais esperados do verão, que une música, cinema e exposições. Nesse clima de celebração, em 31 de julho, o Ilê Aiyê subirá ao palco para revelar como chegou aos 50 anos em pleno vigor.
Datas e locais da turnê do Ilê Aiyê:
- 24/06 – Essaouira, Marrocos – Gnaoua Festival
- 28/06 – Essaouira, Marrocos – Gnaoua Festival
- 30/06 – Fuseta, Faro, Portugal – Festival Pé na Terra
- 04/07 – Dublin, Irlanda – Button Factory
- 05/07 – Amsterdã, Holanda – Psicotrópico Festival
- 06/07 – Paris, França – Pan Piper
- 07/07 – Berlim, Alemanha – House Of World Cultures
- 12/07 – Coburgo, Alemanha – Samba Festival
- 14/07 – Edimburgo, Escócia – Edinburgh Jazz & Blues / Festival Carnival
- 20/07 – Amarante, Portugal – Mimo Festival
- 25/07 – Lisboa, Portugal – Clube Oriental de Lisboa
- 26/07 – Londres, Reino Unido – Barbican Centre
- 27/07 – Barcelona, Espanha – Nits de Brasil / Seu Del Districte de Nou Barris
- 31/07 – Bari, Itália – Festambiente Festival