No último domingo (19), a Polícia Militar encerrou uma festa ilegal do tipo “paredão” na Praça do distrito de Nagé, em Maragogipe, na Bahia. Durante a operação, os agentes apreenderam três equipamentos de som de alta potência que estavam perturbando o sossego dos moradores locais.
Além de combater a poluição sonora, a ação policial teve como objetivo intensificar os esforços contra o tráfico de drogas na região. A operação foi conduzida por guarnições da Delegacia de Polícia Militar (DPM) de Maragogipe e São Roque do Paraguaçu, contando com o apoio de equipes especializadas do Pelotão Especial de Trânsito e Operações (PETO) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado Litoral Norte (CIPE-LN).
As festas conhecidas como “paredões” são caracterizadas pelo uso de potentes sistemas de som, instalados em áreas públicas ou residenciais, e têm sido um problema recorrente em várias cidades baianas. Essas realizações tendem a causar incômodos devido aos altos níveis de ruído, além de frequentemente estarem associadas à ocorrência de crimes, como o tráfico de drogas e a violência urbana.