O técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, apelou para que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) adote medidas especiais no Campeonato Brasileiro de 2024 em razão da tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul. Em entrevista ao programa Boleiragem, ele sugeriu que não haja rebaixamento nesta edição do torneio.
“Cabe à CBF arrumar uma solução. Então sobem os quatro e não cai ninguém. Na pandemia a gente viu o que a gente sofreu também. É uma situação muito difícil, em que os clubes gaúchos vão ficar muito atrás,” declarou Renato Gaúcho.
Dificuldades Enfrentadas
O comandante tricolor detalhou os desafios que sua equipe está enfrentando devido às fortes chuvas que atingiram o estado:
- Aspecto físico
- Ritmo de jogo
- Parte psicológica
“Tem muita gente que acha que as águas do Rio Guaíba vão baixar e vai tudo voltar ao normal. Acho que muita coisa, infelizmente, vai continuar acontecendo. E a parte psicológica dos jogadores vai ficar afetada,” complementou.
Caso a sugestão de Renato Gaúcho seja acatada, o Campeonato Brasileiro de 2025 contará com 24 participantes, somando os quatro clubes que deveriam subir da Série B aos 20 times da elite.
Atualmente, Renato Gaúcho e os jogadores do Grêmio estão treinando no CT Joaquim Grava, do Corinthians, em São Paulo, após deixarem Porto Alegre devido à situação crítica causada pelas enchentes.