Duas grandes obras de infraestrutura dos governos petistas na Bahia, a Ponte Salvador-Itaparica e o VLT do Subúrbio de Salvador, são consideradas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Ângelo Almeida, intervenções que representam um importante projeto para melhorar a mobilidade urbana dos baianos.
Ângelo Almeida visitou o Grupo A TARDE nesta quarta-feira (22) e conversou com o Portal A TARDE sobre as ações da SDE e o potencial econômico do estado. Ele enfatizou que a Ponte Salvador-Itaparica, apesar das críticas de ser uma “obra eleitoral”, é um grande projeto com uma dimensão muito maior, comparando-a à construção da Usina de Itaipu, que levou décadas para ser concluída.
Desenvolvimento econômico e superação de desafios
O secretário ressaltou que a ponte é considerada um projeto que promove o desenvolvimento econômico e emancipa uma boa parte da sociedade baiana, mesmo enfrentando dificuldades. Ele destacou a determinação do governador Jerônimo Rodrigues em resolver esses desafios e afirmou que eles já estão superados.
Ângelo Almeida expressou confiança no consórcio CCCC, formado pelos grupos chineses China Communications Construction Company (CCCC) e China Railway 20 Bureau Group (CR20), responsável por comandar as etapas de construção da ponte. Ele mencionou que a CCCC é responsável por sete das maiores pontes construídas no mundo, trazendo tecnologia e experiência para garantir uma obra segura, barata e de alta qualidade.
VLT do Subúrbio de Salvador
Além da Ponte Salvador-Itaparica, o secretário também abordou o projeto do VLT do Subúrbio de Salvador. Segundo ele, o governo remodelou o projeto, que estava fora do cronograma, e o processo de licitação deve ser iniciado ainda este ano.