O técnico brasileiro Tiago Nunes, atualmente comandando a Universidad Católica, do Chile, lançou críticas contundentes ao futebol europeu, descrevendo-o como um “conto de fadas” distante da realidade enfrentada pelos clubes sul-americanos. Em uma entrevista à ESPN Chile, Nunes expressou seu desejo de ver treinadores renomados, como Pep Guardiola, disputando a Copa Conmebol Libertadores.
“Eu adoraria ver o Guardiola disputando a Libertadores, contra o Bolívar, em La Paz, ou contra o Binacional, no Peru, a 4 mil metros de altitude, o Rosário Central, ou contra o Boca Juniors, na Bombonera. Para mim, seria incrível, seriam outras sensações,” afirmou Nunes. “Vejo os caras lá (na Europa) muito calmos, tudo funciona. Mas tem outros ingredientes desse futebol que não se controla.”
Conto de fadas europeu
O treinador brasileiro, que já passou por clubes como Athletico-PR, Corinthians, Grêmio e Ceará, não poupou críticas ao caracterizar o futebol europeu como um “conto de fadas”. “Não é que seja de mentira, mas é um mundo de conto de fadas, em que tudo funciona, tudo é lindo. Mas o torneio inglês, que é incrível, não tem ingleses jogando, só estrangeiros. Você vê a seleção da Inglaterra e é terrível,” disse Nunes.
Essa não é a primeira vez que Tiago Nunes manifesta opiniões polêmicas. Recentemente contratado pela Universidad Católica, após ser demitido do Botafogo em março, o técnico terá pela frente apenas competições chilenas no restante da temporada, já que o clube foi eliminado na fase preliminar da Copa Sul-Americana.