Um dos principais traficantes de Salvador, conhecido como ‘China’, foi morto durante uma operação policial nesta quarta-feira (22). Augusto César dos Santos Barbosa, de 34 anos, era o tutor do pitbull que atacou dois cães no bairro da Barra, em abril deste ano.
De acordo com a Polícia Civil, ‘China’ utilizava o animal para intimidar moradores e comerciantes locais. Ele respondia por quatro homicídios, sendo três como mandante e um como executor.
Descarte de corpo e tráfico na Barra
Em entrevista à TV Bahia, a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, informou que ‘China’ também é apontado como um dos responsáveis pelo descarte de um corpo em uma caixa de isopor na Barra, em julho de 2023.
Augusto ocupava prédios abandonados no bairro, cobrava aluguéis por eles e obrigava os moradores a traficarem drogas na localidade.
Operação prende 12 suspeitos
No total, doze pessoas foram presas na manhã desta quarta durante a “Operação Hégira”, da Polícia Civil, realizada em 15 bairros de Salvador para combater o tráfico de drogas e homicídios.
O Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco) cumpriu 37 mandados de prisão e 53 de busca e apreensão contra suspeitos de integrar um grupo criminoso.
Inicialmente, a Polícia Civil informou que três alvos foram atingidos durante confrontos, mas depois confirmou que apenas Augusto César foi baleado.
Grupo criminoso com lideranças presas
De acordo com a diretora do Draco, delegada Márcia Pereira, a organização criminosa é comandada por internos do sistema penitenciário da Bahia e faz parte de um grupo de São Paulo. Os suspeitos são investigados há 22 meses.
“Os líderes da organização se valiam de comparsas em liberdade para praticar os crimes,” explicou Pereira.
As investigações também apontaram a atuação do grupo em crimes contra o patrimônio, praticados na orla de Salvador, alguns deles durante o carnaval de 2024, tendo como vítimas turistas ou moradores de bairros nobres.