Através dos Stories do Instagram, Maya Massafera confirmou sofrer de disforia, um estado caracterizado por ansiedade e depressão, após sua transição de gênero. A atriz lamentou as notícias falsas que circularam nas redes sociais e compartilhou detalhes sobre esse período desafiador.
“Para falar a verdade, eu gostaria de ter ficado mais tempo ‘off’,” disse ela. “Mas como começou a vazar muita notícia distorcida, achei melhor vir a público e enfrentar tudo. Aliás, até que consegui segurar por muito tempo. Fiquei quase um ano me transicionando, sem ter vazado nada.”
“Fiquei meses na cama, sem força, e não sei como faria se não pudesse dar esse tempo para tudo,” revelou Maya. “Enfim, uma das coisas ruins e que me pega é a disforia.”
Ela esclareceu que fala apenas por si mesma e não generaliza a experiência de todas as pessoas trans. “Preciso explicar meu estado de espírito. Eu nunca tive tão feliz em toda minha vida!!! Eu acordo feliz, sou uma pessoa em estado feliz!! Depois da transição, eu me amo!!!”
No entanto, Maya admitiu sofrer de “disforia muito grande” e revelou quando começou a enfrentar quadros de ansiedade e depressão que a deixaram acamada. “Isso começou quando eu comecei minha transição. Os médicos me falaram que é normal para muitas meninas trans sentirem isso nos primeiros anos de transição!!!”
“Às vezes, a disforia é tanta que eu realmente prefiro ficar sozinha e não ser vista por ninguém,” compartilhou.
Maya também confirmou a crise que enfrentou durante o Festival de Cannes. “Essa minha viagem para Cannes está maravilhosa!!! Porém, teve dias que eu não saí do quarto por disforia. Teve dias que eu fiz maquiagem, tirei as fotos e simplesmente não fui no tapete vermelho porque fiquei com muito medo do julgamento.”
A disforia não é considerada um transtorno mental, mas pode se manifestar durante e após uma transição de gênero, gerando dúvidas sobre aceitação. Ela é caracterizada por ansiedade, depressão, inquietude, perda de interesse em atividades antes prazerosas, e alterações no apetite e peso.