A empresa baiana Galvani Fertilizantes está implantando uma mineração sustentável para produção de fertilizantes em Irecê. Em uma coletiva nesta sexta-feira (24), o diretor-presidente da companhia afirmou que o empreendimento “é totalmente sustentável” e utilizará “tecnologias novas e diferenciadas” para reduzir o consumo de água.
O executivo destacou que o projeto “não utiliza barragens de rejeitos” e que “é um processamento a seco praticamente”, diminuindo os impactos ambientais. Segundo a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), a nova unidade vai tornar a Bahia autossuficiente na produção de fertilizantes à base de fosfato.
Geração de empregos e fortalecimento da agricultura familiar
O empreendimento deve gerar cerca de 600 empregos diretos durante a construção, entre 2024 e 2026. A partir de 2025, estão previstos 300 postos de trabalho permanentes para a operação do complexo.
Além disso, a Galvani planeja produzir 600 mil toneladas de corretivo agrícola para remineralização do solo. Desse total, 10 mil toneladas serão doadas à CBPM para distribuição entre os agricultores familiares da região, fortalecendo esse segmento.
Segundo o gestor, “é um prazer para nós estar junto com a agricultura familiar, que proporciona atingir mais e mais o desenvolvimento da região”.