Após um período de 360 dias de suspensão por envolvimento em manipulação de resultados, três jogadores retornam aos gramados neste mês. Os zagueiros Eduardo Bauermann e Kevin Lomónaco, além do meia Fernando Neto, foram liberados pela FIFA e pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em 10 de maio.
Dentre os três, Kevin Lomónaco já voltou a atuar profissionalmente. Pertencente ao Red Bull Bragantino, mas emprestado ao Tigre, da Argentina, ele retornou em campo nos jogos contra o Estudiantes, em 12 de maio, e contra o Rosário Central, em 20 de maio.
Retorno aos gramados
Eduardo Bauermann, que deixou o Santos após as investigações, assinou com o Alanyaspor, da Turquia, mas saiu do clube antes de estrear. Atualmente, ele realiza atividades para manter o condicionamento físico em Porto Alegre.
Os três faziam parte de um grupo de 11 jogadores punidos pela Operação Penalidade Máxima, uma investigação do Ministério Público de Goiás que revelou um esquema de manipulação de resultados para favorecer apostadores. Inicialmente, as punições eram limitadas ao Brasil, mas a FIFA, a pedido da CBF, decidiu estendê-las a todas as federações filiadas em 11 de setembro de 2023, incluindo Ygor Catatau, Matheus Gomes e Gabriel Tota, cujos banimentos foram ratificados.