A Polícia Federal desencadeou a Operação Jerimum na manhã desta sexta-feira (24/5) com o objetivo de desmantelar um esquema criminoso especializado em fraudar licitações da Prefeitura Municipal de Jeremoabo/BA. Os suspeitos celebravam contratos irregulares com o município na área de transporte escolar, superfaturando preços e desviando recursos públicos.
O esquema envolvia a interposição de “laranjas” como proprietários das empresas contratadas, ocultando os verdadeiros beneficiários da fraude. Além disso, as empresas alteravam suas razões sociais para disfarçar a continuidade das atividades ilícitas ou incluíam novas empresas do mesmo grupo criminoso para participar das licitações fraudulentas.
Apesar de serem realizadas por meio de pregões eletrônicos, nem todos os documentos e links necessários eram disponibilizados na plataforma utilizada, dificultando a participação de outras empresas no certame e restringindo a concorrência.
Buscas e apreensões
Cerca de 30 policiais federais cumpriram seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Jeremoabo e Paulo Afonso, inclusive na sede da Secretaria Municipal de Educação de Jeremoabo. O objetivo é coletar evidências para fortalecer as provas das fraudes e dos desvios de recursos públicos praticados em detrimento do município e da União, além de revelar outros envolvidos não identificados.