Resíduos de mineradora alimentam agricultura familiar com calcário
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e a Companhia De Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) firmaram uma parceria para reutilizar resíduos da empresa Galvani, que opera uma nova unidade de mineração em Irecê. O objetivo é destinar o calcário, um subproduto da extração de fertilizantes à base de fósforo, para melhorar a estrutura do solo na agricultura familiar.
Em entrevista ao Portal A TARDE, o presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, explicou os detalhes do processo: “Já que vamos extrair fertilizante à base de fósforo, o resíduo dele pode ser absolvido para que a gente possa melhorar a estrutura solo com o calcário. Então, a CBPM nos chamou para essa parceria e nós construímos com eles um termo de colaboração onde a agricultura familiar será o público alvo para a doação desse suposto resíduo que é o calcário.”
Nova unidade de mineração
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) lançou a nova unidade de mineração operada pela empresa Galvani em Irecê nesta sexta-feira, 24. Durante o evento, também foram inauguradas as obras de modernização no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor e assinados acordos de cooperações técnicas para qualificação da mão-de-obra na atividade mínero-industrial, promoção de desenvolvimento socioeconômico sustentável da Agricultura Familiar e ações para uso eficiente de gás natural no setor de mineração.