No dia do meio ambiente e durante a semana em que se comemora o dia dos oceanos, o vereador André Fraga (PV) destacou a urgência de implementar políticas públicas adequadas para enfrentar os desafios ambientais e prevenir eventos climáticos extremos semelhantes aos que ocorreram recentemente no estado do Rio Grande do Sul.
Engenheiro ambiental de formação, com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela FGV e doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP, André Fraga é um defensor ferrenho da causa ambiental. Sua atuação é voltada para projetos que visam melhorar a qualidade de vida sem prejudicar o ecossistema.
Mudanças climáticas e seus impactos devastadores
Fraga afirmou que os eventos climáticos extremos, como as chuvas torrenciais e inundações que devastaram o Rio Grande do Sul, não são “desastres naturais”. Segundo ele, são consequências diretas das atividades humanas que alteraram o equilíbrio climático do planeta, como a queima de combustíveis fósseis e a emissão de resíduos na atmosfera.
“A forma como a humanidade escolheu se desenvolver, consumindo combustíveis fósseis e jogando todo seu rejeito para a atmosfera, alterou todos os elementos que mantêm o clima equilibrado e previsível,” explicou Fraga. Ele alertou que, se essa trajetória não for alterada, “o que temos como visão de futuro é o caos”.
Ações urgentes para mitigar os impactos
O vereador ressaltou a importância de encarar os alertas climáticos como avisos claros de uma nova realidade, e adaptar as políticas públicas, planos e ações a essa realidade com rapidez. Ele enfatizou que as perdas humanas, os impactos sociais, ambientais e econômicos decorrentes dos eventos climáticos extremos tornam a agenda climática uma prioridade.
Para Fraga, é fundamental que o setor público crie carreiras voltadas para atualizar o entendimento sobre as mudanças climáticas globais. Ele também defendeu a adoção de Soluções Baseadas na Natureza nos projetos de infraestrutura, promovendo um desenvolvimento verdadeiramente sustentável e resiliente.
O papel da política na busca de soluções
Fraga destacou que a política é a arte do diálogo e da busca pelo entendimento. Por isso, é crucial que soluções para enfrentar a crise climática estejam na agenda de toda a classe política, independentemente de partidos ou correntes.
Ele lembrou que, em sua tese de doutorado, investigou como parques e áreas verdes impactam positivamente a saúde das pessoas, reduzindo o risco de doenças como hipertensão e diabetes. Esses resultados reforçam a importância de preservar e valorizar os espaços naturais nas cidades.
Durante sua passagem pela Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência em Salvador, Fraga trabalhou para reconectar a cidade com seus parques, reformando e criando novas áreas verdes. Ele também impulsionou a agenda ambiental por meio de leis e projetos voltados à arborização, à reciclagem e à mobilidade sustentável.