Em uma cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 7 de abril, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) conferiu ao engenheiro Luiz de Mendonça, CEO da empresa Acelen, o prestigioso Título de Cidadão Baiano. A iniciativa partiu do deputado Niltinho (PP), que apresentou a proposta de concessão da honraria.
A Acelen, empresa de energia proprietária da Refinaria de Mataripe e seus ativos logísticos na Bahia, foi criada com o objetivo de impulsionar o setor de energia e desempenhar um papel ativo na transição energética no Brasil. Em seu primeiro ano de operação, a companhia anunciou investimentos significativos de R$ 1,1 bilhão, resultando em eficiência operacional e aumento de 22% na capacidade de produção, equivalente a 290 mil barris de petróleo por dia.
Vasta experiência internacional
Niltinho destacou a trajetória de Luiz de Mendonça, que possui mais de 30 anos de experiência internacional em posições de liderança, como CEO, COO e membro de conselhos de administração em empresas dos setores químico, petroquímico, biocombustíveis e energético. Ele tem amplo conhecimento em fusões e aquisições, integração de empresas, inovação, tecnologia e desenvolvimento de negócios.
O homenageado esteve à frente de várias empresas no exterior e foi responsável pela implementação da estratégia de internacionalização de grandes companhias brasileiras. Luiz de Mendonça é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e possui MBA pela renomada instituição Insead, na França.
A Acelen foi criada pelo Mubadala Capital, subsidiária de gestão de ativos da Mubadala Investment Company, uma empresa soberana de investimentos líder global, com sede em Abu Dhabi.