Em um esforço para fortalecer a transparência e a responsabilidade nas forças policiais da região, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) ampliou o uso de Câmeras Corporais Operacionais (CCO) para agentes de oito Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) e um Batalhão.
De acordo com as informações divulgadas, 602 câmeras portáteis foram instaladas nos uniformes dos policiais que atuam nas seguintes unidades:
- 1ª CIPM / Pernambués, 15ª CIPM / Itapuã, 39ª CIPM /Boca do Rio, 49ª CIPM / São Cristóvão e 18° BPM / Centro Histórico em Salvador;
- 10ª CIPM / Candeias;
- 52ª CIPM / Lauro de Freitas;
- 1ª CIA do BPRv, em Simões Filho.
Esta iniciativa representa a primeira fase de implementação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para as forças de segurança do estado. Em maio deste ano, a Polícia Militar já havia iniciado a utilização das câmeras corporais em três CIPMs localizadas em Salvador: Pirajá, Tancredo Neves e Liberdade, onde foram distribuídas 448 unidades.
Expansão futura
Nas próximas etapas do projeto, centenas de câmeras adicionais serão incorporadas aos uniformes das equipes da Polícia Civil, Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros, visando promover uma cultura de responsabilidade e transparência em toda a atuação das forças de segurança estaduais.