O Bahia continua à frente na perseguição à liderança do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira (13), o Esquadrão de Aço derrotou o Fortaleza por 1 a 0, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pela oitava rodada do torneio nacional.
O gol solitário que garantiu os três pontos aos baianos foi anotado por Jean Lucas. Com esse resultado, o Tricolor segue firme na vice-liderança da tabela de classificação, somando 17 pontos, igualado ao líder Flamengo, que leva vantagem apenas no critério de desempate de gols marcados. Já o time cearense estaciona nos 10 pontos, ocupando a 11ª colocação.
Confronto equilibrado
O duelo entre os tricolores nordestinos começou equilibrado, com ambas as equipes buscando construir jogadas de ataque através da troca de passes. No entanto, as defensas não concediam espaços para oportunidades mais claras de gol.
Aos cinco minutos, o Fortaleza pediu pênalti em Renato Kayzer após levantamento de Felipe Jonatan na área, mas o lance foi invalidado por impedimento de Titi. O Bahia desperdiçou uma chance de articular jogada mais aguda aos 10 minutos, quando Ademir recuperou a bola no círculo central após erro cearense, mas não conseguiu passar para Everaldo.
A melhor oportunidade do primeiro tempo foi do Bahia, aos 13 minutos. Cauly e Everton Ribeiro armaram a jogada, deixando Jean Lucas livre de frente para o gol, mas ele isolou a finalização.
Bahia sai na frente
O Tricolor voltou mais ofensivo para o segundo tempo, com as entradas de Biel e Estupiñán nas vagas de Ademir e Everaldo, respectivamente. O Fortaleza, por sua vez, manteve a formação inicial.
O Bahia quase abriu o placar aos 15 minutos, quando Estupiñán roubou a bola de Titi e finalizou rasteiro na entrada da área, mas a bola foi para fora. Aos 22, foi a vez de Biel estufar a trave de João Ricardo após falha de Titi.
O gol que definiu a vitória do Esquadrão de Aço veio aos 34 minutos. Cicinho deu um belo passe de calcanhar para Everton Ribeiro, que cruzou na medida para Jean Lucas cabecear no canto esquerdo, balançando as redes.
O Fortaleza ainda assustou em finalização de Machuca, que obrigou Marcos Felipe a fazer grande defesa, mas o Bahia segurou a vantagem para seguir na briga pela ponta da tabela. O Tricolor volta a campo no próximo domingo (16), às 18h30, para enfrentar o Criciúma, no Heriberto Hülse, pela nona rodada.