Ilva Niño, a renomada atriz brasileira conhecida por seu talento cômico e pela habilidade em interpretar personagens nordestinas e empregadas domésticas, faleceu em um hospital particular em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A artista, nascida em Floresta, Pernambuco, deu seus primeiros passos na carreira em 1956, aos 22 anos, e em 1957 conquistou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Amadores Nacionais, graças à sua atuação marcante na peça “O Auto da Compadecida”.
Na televisão, Ilva Niño conquistou o coração do público brasileiro ao dar vida a dezenas de personagens nordestinas e empregadas domésticas, demonstrando sua habilidade excepcional na comédia. Seu talento brilhou em diversas novelas aclamadas, como “Roque Santeiro”, “O Sexo dos Anjos”, “O Rei do Gado”, “Por Amor”, “Suave Veneno”, “Porto dos Milagres”, “Senhora do Destino” e “Cheias de Charme”, esta última atualmente sendo reprisada na Globo.
A atriz havia sido submetida a uma cirurgia cardíaca e ficou internada por cerca de um mês antes de seu falecimento. Seu último trabalho na TV aberta foi uma participação especial em dois capítulos da novela “O Outro Lado do Paraíso”, em 2018.
Legado inesquecível
Ilva Niño deixa um legado inesquecível na indústria do entretenimento brasileiro. Suas atuações memoráveis e seu carisma único a tornaram uma das atrizes cômicas mais amadas do país. Suas personagens tão bem elaboradas e sua habilidade em retratar com autenticidade as nuances culturais do Nordeste brasileiro ficarão eternamente gravadas na memória dos espectadores.