O político experiente Aloysio Nunes anunciou sua desvinculação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) nesta quinta-feira, 13 de outubro. Após permanecer afiliado por 27 anos, ele formalizou sua desfiliação através de uma carta enviada ao diretório municipal do partido em São Paulo, liderado por José Aníbal.
Na carta, Aloysio Nunes expressou sua admiração duradoura pelo PSDB, embora tenha optado por seguir um caminho diferente. Antes de se juntar ao PSDB em 1997, Nunes esteve filiado ao MDB por 23 anos e, anteriormente, ao extinto Partido Comunista Brasileiro (PCB) durante o regime militar.
Em um trecho da carta, Nunes declarou: “Esteja certo de que, não obstante esse afastamento do partido, mantenho intacta minha alta consideração a você e a tantos outros amigos que foram meus companheiros de caminhada.”
Uma das razões por trás da saída de Aloysio Nunes do PSDB foi sua decisão de apoiar a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022, já no primeiro turno. Essa posição divergiu da linha adotada pelo PSDB, que havia indicado a senadora Mara Gabrilli como candidata à vice-presidência na chapa de Simone Tebet (MDB).