O projeto de implantação do Veículo Leve de Transporte (VLT) em Salvador e Região Metropolitana avança rumo à concretização. A Companhia de Transportes da Bahia (CTB) obteve todas as licenças necessárias para o início das obras, removendo possíveis entraves burocráticos. De acordo com Ana Cláudia Nascimento, presidente da CTB, as licenças ambientais foram facilitadas pelo fato de o novo modal seguir o mesmo trajeto inicialmente planejado para o monotrilho, modal abandonado previamente.
Para agilizar o processo, a CTB realizou junto ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) uma licença de alteração, na qual foram apresentadas as diferenças entre o projeto original e o novo sistema de transporte sobre trilhos. Com a aprovação dessa licença, a companhia pôde reutilizar as licenças ambientais obtidas anteriormente para o monotrilho.
Traçado e intervenções
O VLT compreenderá 36,4 quilômetros de extensão, distribuídos em três trechos: Ilha de São João à Calçada, Paripe à Águas Claras, e Águas Claras à Piatã. Ao longo do trajeto, serão implantadas 34 estações de embarque e desembarque, incluindo a revitalização da histórica Estação Ferroviária da Calçada.
Em comparação ao projeto anterior do monotrilho, o novo modal terá um impacto ambiental reduzido, contribuindo para a mobilidade urbana sustentável na região do Subúrbio de Salvador e Região Metropolitana. Com capacidade para transportar 160 mil passageiros por dia, distribuídos em trens com até 600 assentos cada, o VLT promete desafogar o tráfego nas vias, reduzindo os congestionamentos e a emissão de poluentes.
Próximas etapas
Com as licenças ambientais asseguradas, a CTB inicia a fase de contratação das empresas responsáveis pela execução das obras. De acordo com o modelo de contratação integrada, as construtoras selecionadas terão a incumbência de desenvolver os projetos básico e executivo, detalhando as especificações do empreendimento.
A previsão é de que as obras tenham início iminente, com o primeiro trecho do VLT sendo entregue em 2027 e a conclusão total do sistema ocorrendo em 2028. O Governo da Bahia também estuda a possibilidade de adquirir os trens e vagões do VLT de Cuiabá, que possuem vida útil de 30 anos.
O VLT representa um investimento significativo na mobilidade urbana da capital baiana e região metropolitana, fomentando o desenvolvimento econômico e melhorando a qualidade de vida da população local.