O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, expressou insatisfação com os serviços prestados pela concessionária ViaBahia, responsável pela administração das rodovias federais BR-324 e BR-116 no estado. Ele anunciou que solicitará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a intervenção do governo federal nesta situação.
Jerônimo enfatizou que, apesar de se tratarem de vias federais, é seu dever como governador reivindicar melhorias. “Eu não aceito, não concordo. É uma via federal, mas eu sou o governador e tenho que reivindicar. Lula, nós elegemos para isso, para cobrarmos aquilo que for necessário, para nos colocarmos à disposição”, declarou.
Uma das principais demandas é a duplicação da BR-116, um antigo anseio dos baianos, principalmente na região de Vitória da Conquista. Jerônimo mencionou que abordará a atuação da ViaBahia em reunião com o ministro Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quarta-feira, 18.
Cobrança de melhorias
“Quando eu falo da ViaBahia, não é só o trecho Salvador-Feira. É o trecho também que liga à BR-116, chegando, por exemplo, até Vitória da Conquista, que nós temos duplicação para fazer. Eu estarei amanhã lá. Vou novamente pedir ao ministro Bruno informações sobre o processo da ViaBahia. Eu quero que a ViaBahia, ou quem quer que seja, possa fazer o seu papel”, ressaltou o governador.
Além da cobrança sobre a ViaBahia, o encontro com Bruno Dantas tem como principal objetivo a assinatura do contrato de compra dos trens que serão utilizados no VLT de Salvador, adquiridos junto ao governo do Mato Grosso.