O Estado da Bahia deu início a uma jornada colaborativa visando estabelecer uma Estratégia de Governo Digital para o período de 2024 a 2029. Esse ambicioso projeto, respaldado por um investimento total de 52 milhões de dólares, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem como objetivo orientar a transformação digital no Estado.
A iniciativa foi lançada pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), por meio do programa Bahia Mais Digital, durante um evento realizado no Centro Administrativo da Bahia nesta quarta-feira, 19 de abril. O evento contou com a participação de representantes do consórcio responsável pela condução do projeto, além de lideranças do Poder Executivo baiano, representantes do Governo Federal e consultores contratados.
Jornada colaborativa
A Jornada de Construção Colaborativa da Estratégia de Governo Digital do Estado envolverá uma combinação de 26 eventos presenciais e virtuais, realizados ao longo de três meses. Durante esse período, os participantes serão mobilizados para elaborar objetivos e iniciativas estratégicas, priorizar capacidades e definir um plano de ação com projetos a serem executados pelo Estado. Após essa etapa, está previsto um monitoramento da execução da estratégia, com reuniões mensais durante nove meses.
Alinhamento com diretrizes nacionais
Desenvolvida em conformidade com a Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD) do Ministério da Gestão e Inovação, a iniciativa da Bahia está alinhada com as diretrizes do Comitê do Governo Digital do Estado e ao Programa Especial de Governo Digital do Plano Plurianual (PPA) do Governo Estadual.
Edelvino Góes, Secretário da Administração, destacou a importância de o Estado possuir uma estratégia de Governo Digital bem construída, visando um resultado exitoso na execução do projeto de transformação digital, financiado pelo programa Brasil Mais Digital do BID. A Bahia possui uma linha de crédito de 42 milhões de dólares, somados a uma contrapartida de 10 milhões de dólares do Estado, totalizando 52 milhões de dólares para investimento nessa área.
Integração com entes federativos
Loyane Tavares, Diretora de Difusão da Transformação Digital do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), falou sobre a relevância dos projetos de Transformação Digital estarem alinhados com outros entes federativos, como municípios e a União. Ela destacou que a Bahia está em sintonia com o Governo Federal, que lançará a Estratégia Nacional de Governo Digital na próxima sexta-feira (21). Vale ressaltar que a plataforma de serviços públicos baiana (BA.GOV.BR) já está em processo de integração com municípios do Estado.
Conceito de “Figital”
Durante o evento, Sílvio Meira, chief scientist na The Digital Strategy Company, professor extraordinário da Cesar School e professor emérito do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresentou uma palestra sobre Governos Figitais. Meira explicou o conceito de “Figital”, um novo espaço habilitado por plataformas digitais que compreende as dimensões física, digital e social. Ele defende que os governos devem atender os cidadãos prestando serviços eficientes e utilizando esse novo espaço viabilizado pela internet, nuvem, plataformas digitais, comunidades e smartphones.
O evento foi encerrado pelo Secretário de Comunicação do Estado, André Curvello, que destacou a importância da Jornada de Construção Colaborativa da Estratégia de Governo Digital 2024-2029, ressaltando que se trata de um projeto envolvendo todo o Governo do Estado, com participação de diversos órgãos na mesma direção.