As forças de segurança intensificaram a captura de foragidos da Justiça durante os recentes festejos juninos em Salvador e Jequié, graças ao uso da tecnologia de reconhecimento facial. Quatro indivíduos procurados pela polícia foram detidos nas áreas de celebração.
As prisões ocorreram na sexta-feira (21) e sábado (22). No Pelourinho, em Salvador, um homem acusado de homicídio e outro de roubo foram capturados em pontos monitorados pelo sistema de reconhecimento facial. Em Jequié, um foragido procurado por receptação e outro por não pagamento de pensão foram localizados e presos.
As festividades juninas em todo o estado foram vigiadas por câmeras de videomonitoramento fixas e móveis, além de plataformas elevadas de observação que auxiliaram as equipes policiais na identificação de rostos e localização de procurados pela Justiça. Após a identificação pelo Centro de Comunicações, as equipes da Polícia Militar realizaram as prisões e conduziram os detidos para delegacias da Polícia Civil.
Desde a implementação do sistema de reconhecimento facial, mais de 1.654 pessoas foram capturadas no estado por diversos crimes. A tecnologia tem se mostrado uma importante ferramenta no combate à criminalidade e na localização de foragidos.