O tradicional São João de Santo Antônio de Jesus, município baiano situado a 187 km de Salvador, recebe este ano o Coreto da Diversidade. Trata-se de um espaço dedicado à comunidade LGBTQIA+, fruto de uma parceria com o Movimento LGBTQIA+ local.
O objetivo principal é conscientizar a população sobre a importância de respeitar e acolher as diferenças. Dentre as ações realizadas, destaca-se a orientação sobre a adequação do nome social para pessoas LGBTQIA+ que desejam fazer o registro para uso do nome escolhido.
Materiais informativos e preservativos
Além disso, o Coreto da Diversidade conta com a distribuição de materiais informativos e preservativos, bem como apresentações diárias de DJs. Carlos Conceição Santos, Diretor de Departamento de Promoção da Igualdade Étnico Racial, ressalta a importância desse espaço na valorização da comunidade LGBTQIA+ em uma festa tão tradicional.
Roque Matta, Presidente do Movimento Associação LGBT Cores da Cidade, celebra a nova estrutura do Coreto da Diversidade nesta edição, fruto de uma parceria bem-sucedida. Ele destaca ainda a receptividade positiva do público durante os festejos.
Os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus integram o São João do Reencontro, evento realizado em 35 municípios baianos, com patrocínio de uma empresa estatal.